Odontopediatria

Tratamento odontológico dos pequenos

cachorro2Desde os primeiros meses de vida, o odontopediatra pode ajudar na manutenção de uma boca saudável do bebê, com avaliação e cuidados que será passado aos pais já na primeira consulta, como cuidados com a higiene bucal, a alimentação adequada para evitar futuras lesões de cárie nos dentes ¨de leite¨, além de dar esclarecimentos quanto à cronologia de erupção dos dentes e tratamento destes, se necessário.

O ideal é que a gestante procure, inicialmente, um cirurgião-dentista para uma avaliação e tratamento, se necessário. Ela será acompanhada durante toda a gestação, pois algumas infecções bucais podem ser fatores de risco para complicações obstétricas.
A mãe que leva seu filho nos primeiros meses de vida ao odontopediatra receberá orientações específicas  como:

  • Características bucais do recém-nascido, erupção dos dentes e hábitos bucais;
  • Higiene bucal;
  • Traumatismo dental, entre outras.

A criança que visita o Odontopediatra regularmente terá menor probabilidade de desenvolver lesões de cárie e caso haja necessidade de intervenção, esta será mais tranquila.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, pois ele tem todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento da criança. Além disso, é no movimento de sucção do seio materno que o bebê desenvolve os ossos da face e suas arcadas dentárias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o aleitamento materno pode ser exclusivo até os seis meses de idade. A partir dos 6 meses, a alimentação passa a ser complementada conforme orientações do médico pediatra.

A chupeta deve ser usada de maneira racional, ou seja, somente nos períodos em que o bebê se sente irritado e precise da sucção para se acalmar. Uma vez mais calmo, não será necessário a criança ficar sugando a chupeta o tempo todo, para que esta não se torne objeto de um hábito pernicioso.

No caso da sucção digital, muitas vezes, já no ultra-som, a mamãe vê seu filho sugando o polegar. O melhor é a retirada do hábito no tempo adequado. O odontopediatra poderá orientar a melhor época para a retirada do hábito e como fazê-lo.

O ar que passa pelo nariz, ao contrário do que passa pela boca, é aquecido, filtrado e umidificado. A respiração nasal favorece o crescimento e o desenvolvimento da face e dos arcos dentários.

Os respiradores bucais costumam apresentar alterações no desenvolvimento orofacial, necessitando de um tratamento multidisciplinar envolvendo o fonoaudiólogo, o alergologista, o otorrinolaringologista e o ortodontista. Quanto mais cedo for corrigido o problema, melhor para o desenvolvimento da criança. O odontopediatra ajuda a detectar o problema em fase precoce.

Levar a criança o mais rápido possível para o atendimento odontológico, se possível, com o fragmento dental acondicionado em um frasco com soro fisiológico, água ou leite para a avaliação do odontopediatra.
¨É de pequenino que se torce o pepino¨

Gosto desse ditado. Costumo citá-lo nas minhas primeiras consultas com os pais porque acredito que os hábitos são criados e, quanto mais cedo for criado o hábito na criança de uma alimentação mais saudável e de higiene bucal diária, mais fácil será a administração de uma boca livre de cárie por toda a vida.

É nas consultas regulares ao meu consultório que converso com o cuidador sobre a dieta da criança, o que pode ser trocado na alimentação, como fazer a higiene dos dentes da criança, qual o tipo de escova e creme dental mais apropriado, como e quando tirar hábitos como chupeta e dedo para evitar problemas de maloclusão.

Clínica Mauad Odonto

Conforto e Atenção

Marque uma consulta, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

*Nome:

*E-mail:

*Telefone

Assunto:

Como conheceu a Clínica Mauad Odonto:
 Google Indicação de amigos e/ou familiares
 Redes Sociais Sites, Blogs ou Portais
 Revistas, Jornais, Panfletos Outros

Descreva suas necessidades ou tratamento desejado:

contato